segunda-feira, 20 de maio de 2019

MARGARET MEE - FLORES DO AMAZONAS

Margaret Mee 

Flores do Amazonas

"Flowers of the Amazon"
Álbum com pranchas 

Prefácio de 
Roberto Burle Marx  


Introdução
 Richard Evans Schultes


Editora Record
1980











FLORES DO AMAZONAS ou Flowers of the Amazon, 1980, fólio de elefantes por Margaret Mee, composto 10 páginas sem numeração com frontispício, apresentação, agradecimentos, prefácio e o mapa dos locais onde foram coletados os componentes das aquarelas, das 24 tábuas coloridas. Cada uma com uma folha de abertura ou de frente, com as descrições em inglês e português da imagem reproduzida, seguidas da guarda em papel seda, padrão tecidos
As placas são de pinturas originais de Margaret Mee (AQUARELAS). 
Prefácio de Roberto Burle Marx com uma introdução de Richard Evans Schultes.
Encadernado e alojado em majestoso estojo (case) a pano verde vinculativo, com letras douradas e slee pcase ou sobre capa em celofane pesado e original da edição. As guardas estão em refinado papel verger francês ocre. 84 x 48 cm. 25 3/4 "H x 19". Finalmente, em página também sem numeração vem o colofão e com o número 232, um dos, apenas, um mil exemplares tirados e dos quais, raros trezentos, ficaram no Brasil. Sabemos que em qualquer biblioteca de brasiliana, este clássico não pode faltar, ainda mais considerando-se o tempo vindouro, no qual se contará todos os exemplares desmanchados para extração das pranchas, sem nenhuma brandura, destinadas a faustosos projetos de decoração .

Sigamos, então pela descrição catalográfica de Vera Nunes.

MEE, Margaret. - FLORES DO AMAZONAS/Flowers of the Amazon - Rio de Janeiro: Record, 1980. PRIMEIRA EDIÇÃO. RARÍSSIMO. Belíssimo livro a respeito das flores da Amazônia. Uma magnífica produção das pinturas de flores de Margaret Mee, reproduzidas em tamanho total. Margaret Ursula Mee (1909-1988) deixou a Inglaterra vindo para o Brasil pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Suas muitas excursões na Amazônia serviram de inspiração para sua arte, bem como para defender a preservação da floresta tropical. Exemplar nº 714 de uma tiragem limitada a 1000 exemplares em papel especial. Prefácio de Roberto Burle Marx. Introdução de Richard Evans Schultes, diretor do Museu Botânico da Harvard University. Textos botânicos de Guido Pabst e tradução do texto de Margaret Mee por Guttorm Hanssen. Livro em bom estado de conservação, edição capa dura formato bem grande, acondicionado em estojo de luxo original. Contém 24 pranchas com reproduções de aquarelas da artista, impressas à 7 cores. Cada página traz uma ilustração de página inteira, antiga dedicatória na folha de rosto. 65 x 48,5 cm.

 W. Proveniência: Ex-coleção do senador Howard Baker da TN. Este portfólio foi apresentado ao senador Baker de João Camilo Penna, ministro da Indústria e Comércio do Brasil. Cartão do papel do ministro recortado na primeira página. 

Condição: Algum desbotamento e manchas no case ou estojo e desgaste nas bordas deste, quase imperceptíveis, mas que aos olhos do expert devem ser notadas, sem sujeira geral, porém, ligeira mancha na capa e em algumas das primeiras páginas. Placas em geral excelente condição. Desconsiderando-se que algumas páginas estão salpicadas com pequenas manchas de fungo (que podem ser removidas), próprio do tempo e da materialidade aplicada (massa do papel).  

Margaret Mee, artista plástica pintou as flores da Amazônia.

Margaret Mee tinha 78 anos, quando embarcou para o Brasil para realizar o grande sonho de ver as flores da Amazônia. Ela nasceu em  1909 en Chesham, próximo a  cidade de Londres. 
_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah