quinta-feira, 24 de outubro de 2019

THARAUD Jérôme, THARAUD Jean

THARAUD Jérôme, THARAUD Jean

 

LE

MIRACLE

DE

THÉOPHILE


Illustrations de Paul CHARLEMAGNE


Monaco

Éditions Du Rocher

1945

Monaco. Éditions Du Rocher. 104 páginas. 1945. In-4 (350 x 270 mm). Composições de cores dentro e fora do texto de Paul CHARLEMAGNE.

Paul Charlemagne: Paris, 1892/1972.

Pintor, ilustrador e desenhista. Expôs com freqüência nos Salões dos Independentes e dos Autônomos.

Foi premiado por Florence Mayer Blumenthal.

Tiragem limitada a 700 cópias numeradas no vélin pergaminho Annonay Papeteries Johannot.

Cópia bonita em uma brochura original incrível, formato de álbum, isto é em cadernos soltos, sem cola ou costuras, pois que quando abertos se mostram em linda e livre visão panorâmica da arte gráfica ali aplicada.

O papel desta materialidade não é tão resistente ao tempo, pois este exemplar apresenta-se salpicado com fungos, que podem, a gosto, serem devidamente retirados.

A obra é completamente decorada, aos moldes das antigas iluminuras, mas com primorosas xilogravuras em estilo moderno e das prensas do mestre Jean Bétinas.

Vinculação ilustrada - modera, da gravura e da literatura.








"Le Miracle de Théophile"

Líbano Calil

Este poema, hora transportado para a existência em forma de cânticos, pelos autores Jean e Jérome Tharaud nos retrata a experiência vivida por Théophile (frei franciscano Juan Gil) que tratou de vender sua alma ao diabo, isto lá pelo século IX, em Zamora, que se encontrava sitiada pelos mouros.

Mas caramba! Ele era devoto de Nossa Senhora, que deu nele? Era o velho dilema, o diabo e o bode expiatório judeu: têm que se atribuir a desgraça de alguém, a alguém, como sempre, né?

A história começou a ser pulverizada a partir do século XIII.

O relato surge muito provavelmente no Convento de São Francisco, na referida cidade espanhola.

O frei foi o único franciscano a apoiar o rei Dom Alfonso, contrariando todo o clero que apoiava a oposição. 

Os estudos dos milagres mariológicos são muito importantes no ocidente europeu, exatamente porque toda essa região é extremamente devota a Santa Maria.

Juan Gil era um mariano e se dedicava em suas pregações a exortar os milagres conferidos e atribuídos a Virgem, mas o fazia de forma muito pratica e sintética e isto não era menos criativo, porém acrescentava e tirava argumentos e tornava a pregação mais compreensível, em qualquer realidade, da elite ou dos menos privilegiados.

Théophile era vigário em Sicilia, exercia seu trabalho com esmero e por isso era muito querido e admirado por todos. Determinada época o bispo da diocese, veio a falecer, ficou claro para todos que seu substituto, Juan Gil, deveria assumir este cargo definitivamente. Gil se recusou a aceitar de forma muito veemente, até ao ponto de a igreja nomear outro para o cargo. Esta característica de humildade é muito freqüente em homens bons e com tendências a serem santos, porém o frei foi assolado pelo sentimento de preocupação e dúvida, se a atitude que tomou era ou não prejudicial ao seu compromisso com a igreja, aconteceu que depois de despedir frei Juan Gil, o novo bispo nomeou para o cargo de vigário outro frei.

Podia parecer inveja, mas a coisa virou para este lado?

A dúvida o levou a um RUBRO MAGO já conhecido por ter desviado almas e acusado de ser malvado e ímpio.

Théophile foi prevenido pela odiosa figura, do personagem cavernoso, que não deveria assustar-se diante do que iria presenciar.

Justamente à frente do diabo, em cerimônia satânica: segue então o ato até quando o próprio Consumilis Hipócritus o notifica que estaria em desvantagem e prejudicado, em relação ao bispo recém nomeado, mas que não poderia realizar nada se fosse para seguidores de outros (Jesus e Maria), assim o intimou a renegar sua devoção. Deveria ainda, de próprio punho, firmar contrato assinando com seu sangue e escrito sobre couro humano, retirado do cadáver de um criminoso sentenciado a morte por enforcamento, a fim de permitir que o enigmático e excêntrico ser interviesse ao seu favor.

A apostasia é realizada logo após Juan Gil ou Théophile ter sido possuído e em êxtase cair de joelhos aos seus pés, com cheiro de enxofre, fumaça de chulé, unha encravada, frieira, calcanhar rachado e bicho do mapa e ainda ter de beijá-los (exagero).

Então, logicamente Théophile, na manhã seguinte recupera seu antigo cargo muito mais prestigiado do que antes.

Esta saga de São Théophile de Adana foi por diversas vezes representada, em formato de obra teatral e termina com São Théophile arrependendo-se, diante da imagem milagrosa de Santa Maria, rezando a fim de obter seu perdão pelo pecado cometido.

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