quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BIBLIOTECA LÍBANO CALIL E SUA HISTÓRIA - VOCÊ PRECISA DE UM LIVREIRO!

libanoatallah@terra.com.br


APRESENTAÇÃO
BIBLIOTECA LÍBANO CALIL ATALLAH E SUA HISTÓRIA
Quando começaram a construir a Avenida 23 de Maio, que liga o centro de São Paulo a região sul, meu pai afirmou que era em homenagem a ele, essa é a data de seu aniversário.
Naquela época estavam tirando de circulação os bondes de São Paulo. Muitos, eu me lembro bem, lamentavam a falta que faria um meio tradicional de transportes. Outros achavam que precisava mais praticidade e rapidez e os bondes eram lentos.
Meu pai me ensinava a andar sozinho por São Paulo, tinha uns sete ou oito anos de idade, já ia para sua livraria de livros raros, ainda instalada na Avenida Rangel Pestana, bem próximo da Praça da Sé. Ele já era famoso, talvez por ser um dos primeiros livreiros, ainda trabalhava com o Ementário Forense fichário de jurisprudência. Queria me educar para poder mais adiante ajuda-lo, minha mãe esperava isso de mim, também.
Essas poucas coisas desimportantes, a principio, já mostram um pouco da personalidade Líbano Calil Atallah e também o inicio de minha formação como livreiro antiquário.
Em casa a biblioteca já estava sendo formada, desde de criança ele já comprava livros, lia-os e em seguida os arquivava. Os livros iam chegando e sendo acomodamos nas poucas estantes que meu avô Pedro havia deixado para nós, era no antigo escritório de advocacia, que meu pai já ia acomodando o acervo que no futuro se transformaria em uma biblioteca de renome e bom conceito.
Um dia minha mãe me levou a sua nova livraria, era na Rua Barão de Itapetininga, exatamente onde os modernistas sempre se reuniam e freqüentavam, era uma passagem para a Rua 24 de Maio e se chamava Galeria Ita, foi ali que o Senhor Auguste Louis Beneteau fundou a primeira galeria de artes de São Paulo, a Galeria Itá de Artes, essa mesma galeria providenciava as molduras e serviços de restauração de obras de arte, tudo começou por ali. Hoje funciona como a passagem para a Rua 24 de Maio.
O senhor Beneteau, depois da reforma que transformou o espaço em um mini Shopping, ainda mantinha exposto em uma das lojas algumas obras importantes. Ficou em um espaço onde mantinha a mesma Galeria porem bem menor que antes. Ainda me lembro do Salvador Dali sobre um cavalete, bem na frente da vitrine.
Era desejo de meu pai estar instalado no Centro Nobre Paulistano.
Quando chegávamos a livraria, ainda de mãos dadas, quando da primeira vez, vi meu pai ainda martelando algumas prateleiras; estavam vazias ainda, os livros estavam na da Rangel Pestana, a antiga sede da Livraria Calil, vinham chegando aos poucos, tudo estava improvisado. Mas sei que os clientes já sabiam do novo espaço, ouvia meu pai comentar. O primeiro frequentador nobre que me vem à mente foi o primeiro livreiro de São Paulo, o senhor Américo. Ele tinha porte de livreiro mesmo, pacato, culto, bem vestido estava sempre disposto a orientar meu pai, era muito seu amigo.
Vinham até ali empresários, artistas, ministros e escritores como Cassiano Ricardo, Isaac Grimbreg de Mogi das Cruzes, Byron Gaspar, Pedro Corrêa, Di Cavalcanti, Otelo Zeloni, Paulo Goulart, Ronald Golias, Paulo Brossard, Golberi Do Couto e Silva, Antonio Hermínio de Moraes, David Primo Lattes, Paulo Egídio Setúbal o mesmo que recompunha a biblioteca de seu pai o escritor Paulo Setúbal.
Dr. Rubens Borba de Morais, sentava-se sempre para falar de livros, me lembro dele com o livro de Hans Staden nas mãos, um dia ele acabou comprando, já afirmei isso em outro texto. Por nossa livraria, Dr. José Mindlin, frequentador assíduo também sempre deixava suas boas impressões.
Frequentei a casa de Dona Tarsila do Amaral, na Rua Albuquerque Lins, em nome de meu pai
Nós conversávamos muito, eu fazia um monte de perguntas, mesmo depois de meu pai pedir que não a incomodasse com aquela montoeira de perguntas, como de hábito, recomendava para não contar piadinhas e nem perguntar sua idade.
Monteiro Lobato, Walter Moreira Salles, Alfredo Buzaid, Dílson Funaro, são mais alguns dos nomes de referência para a Livraria Calil Antiquária que se tornou a mais conceituada em todo nosso país. Era a postura equilibrada na pessoa de um homem correto, extremamente educado e culto acabou por exigir de todos um enorme respeito pela nossa casa, que hoje está sob as batutas de Maristela Calil, minha prezada irmã.
Muitos jornalistas frequentavam a livraria, não tinha como exercer a profissão sem a passagem obrigatória pela Livraria. Nicolau Duarte, do jornal O Estado de São Paulo, era muito assíduo, saia de lá com enormes pacotes. Um dia sua biblioteca foi comprada por meu pai, sua família não tinha como preserva-la.
Dr. Érico João Siriuba Stickel, grande bibliófilo, autor do importante livro Uma Pequena Biblioteca Particular, catalogo de seu próprio acervo, que ilustra o enorme patrimônio nacional cultural, ainda em mãos particulares.
Pois bem! Ai está e um desses principais acervos e é exatamente o que hora preservamos em nossa casa, que está aos cuidados, principalmente de meu irmão Francisco e de minha mãe Haydée.
Por demais comentado, pelos estudiosos, que sempre desejaram examina-lo, que ficaram sem essa chance, pois meu pai atarefadíssimo com o livro sobre a história da religião católica no Brasil, e já adoecido, não pode atende-los, muito embora fosse desejo dele, mesmo depois de instala-la muito bem, até para poder preserva-la melhor.
Meu pai antes de classificar os livros que adquiria com o objetivo de estuda-los e depois leva-los ao acervo, examinava sempre o estado de conservação dos mesmos e por muitas vezes preferia esperar o tempo que levava para encaderna-los, para depois ler. O exemplar sem conservação o incomodava.
Assim ao adentrar ao recinto da nossa biblioteca verificamos o esmero de meu pai, toda ela, ou quase toda, está encadernada em couro. Não houve desleixo nenhum minha família, sabe como preserva-la.
Sobre a área que trata da História da Religião Católica no Brasil, deixou muito claro que era a biblioteca mais completa que existe, colecionou tudo, para posteriormente escrever o catálogo o mais completo possível sobre o assunto. Salientou que uma biblioteca assim pode valer o valor que se quiser estipular pois é única, qualquer Universidade pode se interessar. Qualquer estudioso de história da religião católica no mundo, tem estudar o Brasil, maior país católico do mundo.
Justificativa


A Biblioteca deveria ter como proposta principal atender o estudioso e o intelectual de várias áreas, não era a ilusão de apenas ostentar livros bonitos para impressionar o e
xpectador.
Quando uma Biblioteca é constituída com objetivo de aparentar, tem características muito evidentes de e
xi
bicionismo. Fica patente que esse tipo de acervo não tem personalidade. Ou não foi lido, manuseado, etc.
Essa Biblioteca em questão atende totalmente o pesquisador das áreas que a compõe..
Segue neste tópico abaixo uma pequena lista de alguns livros que representam as áreas abaixo também descritas.
PEQUENA LISTA DE LIVROS QUE SE FAZEM CONSTAR DA BIBLIOTECA LÍBANO CALIL ATALLAH
Musica e Artes, Literatura
Vasconcelos, Ary: Panorama da Música Popular Brasileira. 2.vols.
Campos, Augusto de: Balanço da Bossa.
Carpeaux, Otto Maria: Uma Nova História da Musica.
Tinhorão, José Ramos: Pequena História da Musica Popular.
Passos. C. de: Vultos e Temas da Musica Brasileira.
Jorge, Fernando: Vidas de Grandes Pintores no Brasil.
Loon, H. Van: As Artes.
Cavalcanti, Carlos: Como Conhecer a Pintura Moderna.
Murici, Andrade: Villa-Lobos.
Roberti, Salvatore: Carlos Gomes.
Mello, Homem de: Musica Popular Brasileira.
Silveira, Marcel: A Outra Critica.
Pontes, Vieira: Lira Teatral.
Jorge, Fernando: O Aleijadinho.
Alves, Henrique: Sua Excelência o Samba.
Dicionário Enciclopédico da Musica e Músicos.
Pahler, Kurt: História Universal da Musica.
Fontes, José Vieira: Lyra Popular Brasileira.
Bettencourt, Gastão de: Temas Da Musica Brasileira.
Guimarães: Artes Plásticas no Brasil.
O Teatro no Brasil da Colônia a Regência.
Itinrê, Basílio: Mangueira, Montmartre e Outras Favelas.
Abramo, Lívio: Xilogravuras.
D’Horta, Arnaldo Pedroso: Desenhos, Incisões, Xilogravuras.
Acquarone, F: Mestres da Pintura no Brasil.
Acquarone, F: História da Musica Brasileira.
Nigra, Silva: Três Artistas Beneditinos.
Luciana, Dalila: Ary Barroso... Um Turbilhão
Menezes, Ivo Porto: Manoel da Costa Athaíde.
Souza, J. Galante: O Teatro no Brasil.
Malraux, André: As Vozes do Silencio. 2 vols.
Penalva, Gastão: O Aleijadinho de Vila Rica.
Lima, Herman: História da Caricatura no Brasil. 4 vols.
Maris, Vasco: A Canção Brasileira.
Campiglia, Oscar: Igrejas do Brasil.
Coleção Mário de Andrade, USP.
Etzel, Eduardo: A Arte Sacra Berço da Arte Brasileira.
Machado. Carvalho: Antiguidades Brasileiras.
Alencar, Edgar de: O Carnaval Carioca Através da Musica.
Martins, Wilson: História da Inteligência Brasileira, 7 vols.
Lima, Oliveira: Aspectos da Literatura Colonial Brasileira.
Moraes, Mello: Curso de Literatura Brasileira.
Muller, Charles: Literatura do Século XX e Cristianismo, 3 vols.
Veríssimo, José: Estudos de Literatura, 6 vols.
Kayser, Wolfgang: Analise e Interpretação da Obra Literária. 2 vols.
Sardinha, Antonio: Feira dos Mitos Glossário dos Tempos.
Lins, Álvaro: Jornal de Críticas.
Haddad, Jamil Mansur: Revisão de Castro Alves. 3 vols.
Pongetti: Anuário Brasileiro de Literatura. 1937 a 1942.
Mesquita, Lopes: Castro Alves. 3 vols.
Viegas, Arthur: O Poeta Santa Rita Durão.
Romero, Silvio: História da Literatura Brasileira. 2 vols.
Campos, Humberto de: Diário Secreto. 2 vols.
Gama, Lopes: Eloqüência Nacional.
Grieco, Agripino: Evolução da Poesia Brasileira.
Amado, Gilberto: Depois da Política e outras obras.
Grieco, Agripino: Caçadores de Símbolos.
Pena Jr., Afonso: A Arte de Furtar e o Seu Autor. 1946.
Romero, Sylvio: História da Litteratura Brazileira, 2 vols. 1888.
Rabelo, Silvio: Euclides da Cunha.
Lobato, Monteiro: Urupês e outras obras em primeiras edições.

HISTÓRIA

Muriel, P.: História Del Paraguay, Madrid, 18...
Southeys, Robert: History of Brazil. 3 vols. Séc.XIX originais.
Diniz, Ferdinand: Le Brésil. 1987
D’ Orbigny, Alcide: Voyage Pittoresque Dans Lês deux Amériques.
Séc. XIX.
Kidder And Fletcher: Brazil And The Brazil. Século XIX.
D’ Orbigny, Alcide: Voyage Autor du Monde. 2 vols. Séc. XIX.
Koster: Travels in Brazil.
Biard: Deux Annés Au Brésil.
Arago, J.: Voyages Autor du Monde.
Ptolomeu: 1564.
Mancin, Arthur: Voyages et Decouvertes. 1880.
Levasseur, E.: Le Brésil. 1889.
Rios Filhos, Adolfo Morales de los: O Rio de Janeiro Imperial.
Edmundo, Luiz: O Rio de Janeiro nos Tempo dos Vice-Reis.
Laet, Joannes de: Historia ou Annaes da Companhia de Privilegiada das Índias Ocidentais.
Pizarro: Memórias Históricas do Rio de Janeiro. 9 vols.
Tesechauer, C.: Historia do Rio Grande do Sul. 2 vols.
Cunha, Euclides da: Os Sertões. Três primeiras edições.
Varnhagem, Francisco Adolfo: Historia das Luctas com os Holandeses no Brazil. 18....
Amaral, Braz: Resenha Histórica da Bahia.
Santos, Lucio Jose dos: A Inconfidência Mineira.
Moraes, Raymundo: O Meu Dicionário das Cousas da Amazônia.
Costa, Pereira da: Historia da Guerra do Brasil. 4 vols.
Lima, Lourenço Moreira: A Coluna Prestes.
Bormann, J.B.: A Guerra do Paraguay, 3 vols.
Fragoso, A. T.: Historia da Guerra Entro a Tríplice Aliança e o Paraguai. 3 vols.
Varnhagem, F.A.: Historia da Independência do Brasil.
Barbosa, Rui: Replica, Treplica. 2 vols.
Seguro, Visconde de Porto: Historia Geral do Brasil. Séc. XIX. 2 vols.
Corografia Brasílica. 2vols. Séc. XIX.
Handelmann, R.: Historia do Brasil.
Pitta. Sebastião da Rocha: Historia da América Portugueza. Séc. XIX.
Freyre, Gilberto: Casa-Grande & Senzala.
Amitage, J.: Historia do Brasil. Séc. XIX.
Cartas do Imperador D. Pedro I a Marqueza de Santos.
Marc, A.: Le Brésil. 2 vols.
La Condamine, M.de: Relation Abregée D’Un Voyage Fait Dans le Intérieur de L’ Amerique Méridionale. 1778.
Koster, Henry: Travels of Brazil. 1817.
Pinkerton, John: Modern Geography. 1803.
Koster, Henri: Voyages Dans La Partie Septentrionale du Bresil. 1818.
Mawe, Jhon: Voyages Dans le Interieur du Bresil.
Lafitau, P.: Moeurs Dês Sauvages Ameriquains. 1724.
Maximilian, Prince: Brazil. 1820.
Andrews, C. C.: Brazil. 1847
Kidder, D. F. & Fletcher, J. C.: Brazil and the Braziliens. 1857.
Cortambert, Richard: Nouvelle Histoire Dês Voyages Et Grand Decouvertes Geographiques. Séc. XIX. ORIGINAL.
Walace: Travels on the Amazon.
Ribeiro, Clovis: Brazões e Bandeiras do Brasil.
Bruno, Hernani da Silva: História e Tradições da Cidade de São Paulo. 3 vols.
Ellis Junior, Alfredo: História de São Paulo.
Machado, Alcântara: Vida e Morte do Bandeirante.
Sant’Anna, Nuto: São Paulo Histórico.
Carvalho, Francisco Freire de: Memória Que Tem Por Objeto Revindicar Para a Nação Portugueza a Glória da Invenção das Machinas Aerostaticas. Séc.XVIII.
BIBLIOTECA LÍBANO CALIL ATALLAH
Biblioteca de Viajantes.
Coleção Brasiliana Completa.
Coleção Brasiliana Série Formato Grande Completa.
Biblioteca Paulística.
Biblioteca de Catálogos Bibliográficos.
Biblioteca Poética.
Biblioteca de Literatura Brasileira.
Biblioteca Artística.
Biblioteca de Dicionários.
Biblioteca Histórica Brasileira.
Biblioteca Histórica Religiosa Brasileira. Única completa. 5000 vols.
Biblioteca Machadiana. Toda em 1as. Edições.
Biblioteca Histórica Brasileira. Série formato luxo completa.
Biblioteca Histórica Paulista completa.

RELIGIÃO

Benigno, Diogo: Exposição da Doutrina da Igreja Cathólica, Lisboa, 1768.
Bernardes, P. Manoel: Estímulos de Amor Divino. Lisboa. 1758.
Lucena, Padre Joam de: História da Vida do Padre Francisco de Xavier. Lisboa. 17...
Vasconcelos: Chronicas da Companhia de Jesus no Brasil.
Ramos, Mathias Aires: Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens. 1752.
Almanach Nona Plu. 1522.
Boucher, Adolphe: Histoire des Jesuites. 184.
Pastells, R. P. Pablo: Historia de la Companhia de Jesus en la Provincia del Paraguay. 1912. Madrid.
Tellez, P. M. Balthazar: Cronica da Companhia De Jesus na Provincia de Portugal. 1645.
Sousa, Fr. Luiz de: Primeira Parte da Historia de São Domingos. 1866. 6 vols.
Vide, D. Sebastião Monteiro da: Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. 1853.
Coleccion General da Las Providencias Hasta Aqui Tomadas por El Gobierno sobre el Estrañamiento y Ocupacion de Temporallidades de los Dominios de S.M. de España, Indias, E Islas Filipinas. 1767.
Aprendix A’s Reflexões do Portugues...Clemente XIII. 1759.
Resposta e Reflexões à Carta que D. Clemente José Collaço Leitão Bispo de Cochim Escreveo a D. Salvador dos Reis Arcebispo de Cranganor Sobre a Sentença a Inquisição de Lisboa Proferio em Setembro de 1744 contra o herege Gabriel Malagrida. 1734.
Viera, P. Antonio: Arte de Furtar. 1744.
Azevedo, D. Joaquim de: Chronologia dos Summos Pontífices Romanos. 1784.
Florez, P. M. F. Henrique: Clave Historial Com que se Abre La Puerta a la Historia Eclesiástica y Política. 1749.
Bossuet, Diogo Benigno: Exposição da Doutrina da Igreja Cathólica...1768.
Caeiro, José: Jesuítas do Brasil e da Índia.
Aquino, Santo Thomas de: Suma Teológica.

BIBLIOGRAPHIA

Blake, Sacramento: Dicionário Bibliographico Brazileiro. 7vols. Fac-simile.

Rodrigues, J. C.: Catálogo de Livros Sobre o Brasil

Catálogo de Obras Raras da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
Reis, Irene Monteiro: Bibliografia de Euclides da Cunha.
Studart, Gastão de: Dicionário Bibliográfico Cearense. 3 vols.
Rodrigues, José Honório: Historiografia e Bibliografia do Domínio Holandês no Brasil.
Melo, Luiz Correa de: Dicionário de Autores Paulistas.
Rodrigues, J. C.: Catalogo de Livros Sobre o Brasil.
Catálogo da Livraria dos Condes de Azevedo e de Samodães. 2 vols.
Biblioteca Nacional: Catálogo dos Cimelios.
Baldus, Herbert: Bibliografia Critica da Etnologia Brasileira.
Catalogo de Incunábulos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Machado, Diogo Barbosa: Biblioteca Lusitana.
Freitas, Afonso de: A Imprensa Periódica em São Paulo.
Carvalho, Alfredo de: Biblioteca Exótica Brasileira. 2 vols.
Ayrosa, Plínio: Apontamentos Para Bibliografia da Língua Tupi-Guarani.
Innocêncio: Dicionário Bibliográfico Português. 23 vols.
Moraes, Borba de: Bibliographia Brasiliana. 2 vols.
Garraux, A. I.: Bibliographie Bresilienne.

POESIA BRASILEIRA, SÉCULOS XVIII, XIX E XX

Almeida, Guilherme: Toda Poesia. 7 vols.
Andrade, Carlos Drummnd de: A Rosa do Povo.
Rilke, Rainer Maria: Poemas. 2 vols.
Guimaraens, Alphonsus: Poesias. 2 vols.
Lima, Jorge de: Obra Poética.
Meireles, Cecília: Obra Poética.
Mangabeira, Francisco: Ultimas Poesias.
Motta, L.: Violeiros do Norte.
Albuquerque, Medeiros e: Poesias Completas de D. Pedro II.
Garção, P. A. Corrêa: Obras Poéticas e Oratórias.
Romero, Silvio: Contos Populares do Brazil.
Bocage, Manoel Maria B.: Obras Poéticas. Ed. Século XVIII. 3 vols. (1869)
Parnaso Lusitano. 6 vols. Ed. Original século XIX.
Florilégio da Poesia Brasileira. 3 vols. Ed. Original século XIX.
Quintana, Mario: A Rua do Catavento.
Azeredo, Magalhães de: Balladas e Fantasias.
Mendes, Odorico: Virgílio Brasileiro. Ed.Original.
Lima, Jorge de: Antologia Poética.
Mendes, Murilo: Poesias.
Meireles, Cecília: Mar Absoluto.
Pernetta, Emiliano: Setembro.
Moura, Emílio: Itinerário Poético.
Mendes, Murilo: Transistor – Antologia de Prosa.
Bilac, Olavo: Poesias.
Byron: Obras.
Épicos Brasileiros. Século XIX. Ed. Original. 1819.
Gama, José Basílio da: O Uraguay. Ed. original
Bopp, Raul: Urucungo. 1a. Edição. Capa integra.
Andrade, Oswald: Pau Brasil. 1a. Edição integra.
Dias, A. Gonçalves Dias: Cantos Colleção de Poesias. Ed. Original.
Corrêa Junior: Trovas. 1a. Edição.
Durão, Santa Rita: Caramuru. Ed. Original. Séc. XVIII.
Almeida, Guilherme: Encantamento. 1a. Edição.
Cearense, Catullo da Paixão: Poemas Escolhidos.
Critilo: Cartas Chilenas.
Souza, Cruz: Evocações.
Porto-Alegre: Brasilianas. Séc. XIX.

ARTES

Martins, Aldemir: 7 Serigrafias, originais e assinadas.

Debret, J.B.: Quarenta Paisagens Inéditas, 1970.

Mourão, Noemia: Bahia em quinze estampas. Prefácio de Murilo Mendes. Autografada para Líbano Calil Atallah.
Ferrez, Gilberto: O Brasil de Thomas Ender 1817. Autografado para Líbano Calil.
Mec: Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos.
Lima, Herman: Rui e a Caricatura.
Pereira, Duarte Pacheco: Esmeraldo de Situ Orbis. 1892.
Barroso, Gustavo: Uniformes do Exercito Brasileiro. Ilustrado por J.W.R.
História da Colonização Portuguesa no Brasil. 3 vols.
Primores da Pintura no Brasil. 3 vols.
Leite, Aureliano: História da Civilização Paulista. Formato Grande.
Ferreira, Alexandre Rodrigues: Viagem Filosófica. 2 vols.
Barléu, Gaspar: História da Colonização Holandesa no Brasil. Fac.Símile.
DICIONÁRIOS
Biblioteca com 200 vols.
Viotti, Manoel: Dicionário de Gíria Brasileira. 1a. e 2a. Ed. Sendo esta bastante ampliada.
Montoya: Dicionário da Língua Guarany.
Galvão, Ramiz: Vocabulário Etimológico Orthographico e Prosódico.
Restivo, Paulo: Vocabulário de la Lengua Guarani.
Viana, Gonçalvez: Apostilas aos Dicionários Portugueses.
Saraiva, F. R. dos Santos: Novíssimo Dicionário Latino-Portuguez.
Cascudo, Luiz da Câmara: Dicionário de Folclore Brasileiro.
Góis, Carlos: Dicionário de Afixos e Desinências।

Assim como demonstrado acima podemos perceber que o acervo é realmente uma descoberta e trará a essa vossa entidade, pesquisadores realmente interessados em trabalhar.
É verdade também, não podemos deixar de salientar que o acervo já tão enaltecido pela imprensa sempre muito carinhosa e atenciosa virá despertar a curiosidade de toda a cidade.
Esse lado material é importante e em um montante, como esse, não se pode deixar de racionalizar.
Sendo essa vossa entidade dedicada a cultura, a educação e a formação de profissionais, nada como fazer constar de seu já rico acervo mais um ícone bibliográfico.
Temos hoje um bibliófilo na Academia Brasileira de Letras, teremos um Bibliófilo também instalado no ................. . O mesmo que José Mindlin já por diversas vezes indicou ao publico paulistano.

Líbano Montesanti Calil Atallah
LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah

 A LIVRARIA LÍBANO CALIL ATALLAH É UM ÓRGÃO DA 

ARTPONTO.ORG